CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS DEFEITOS COM MAU CONTATO
Postado por Fernando Ivanenko
Um dos defeitos mais comum em elétrica de automóveis é o mau contato. Pode parecer simplório demais, ou até contestado por alguns profissionais. Mas o mau contato é a causa de grande parte dos defeitos de elétrica automotiva, mesmo que na essência do problema. Isso não tira o mérito do reparador. Também pode não baratear o serviço, a não ser que nós mesmos o façamos. Uma dica; jamais desvalorize a mão de obra de um profissional, seja qual for a área dele. Embora a desonestidade está presente em todas a profissões, a maioria dos profissionais é honesta. Também, se fosse tão fácil assim, não haveria tantas oficinas. Afinal, vale o antigo ditado: ?apertar o parafuso é muita fácil, o difícil é saber qual parafuso apertar?. Isso vale para profissionais de elétrica de automóveis. Pense nisso e use de informação para ajudar a si mesmo.
ELÉTRICA DE AUTOMÓVEIS: DICAS SOBRE MAU CONTATO
Quase sempre o mau contato acontece em partes que esquentam, ou que recebem ou exigem muita energia. Por exemplo : terminais de lâmpada de farol, lanternas traseiras, terminais de relé auxiliar, e entre outros, os terminais da bateria. É dela que se exige mais, principalmente no momento da partida. Veja na lista abaixo algumas dicas de como resolver alguns problemas de mau contato no seu carro.
- Está tudo normal e do ?nada? o painel apaga. Isso acontece principalmente no momento da partida. Antes de condenar a bateria, partida, ou alternador, vale conferir se os terminais da bateria estão bem apertados. É bem comum esse defeito. Basta apertar e o carro volta ao normal, como mágica.
- Efeito ?arvore de natal?. Também é bem comum. Acontece mais na lanterna traseira ? em uma delas ou nas duas. Usamos a seta, faroletes, e luz de freios e tudo pisca ou apaga. O defeito é no negativo da tomada da lanterna. Uma simples inspeção nela confirma o defeito
- Farol não acende mesmo com lâmpada nova. Verifique a tomada dele. Se ela estiver muito torrada basta trocar. Quase sempre ela desmancha na mão. Ali, como dito no início, acontece muita caloria. Uma lâmpada de farol puxa muita energia, perde somente para o arranque ou motor da ventoinha do radiador. Mas uma tomada desse tipo foi feita para suportar essa caloria. Porém, perde essa propriedade com o tempo ou pelo uso de lâmpadas fora dos parâmetros, que são de alta potência. É um defeito que pode se espalhar pelo farol inteiro devido ao aterramento único dos conjuntos óticos de hoje em dia.
- Vidros elétricos. Esse acessório pode parar por um simples mau contato. Um exemplo é defeito na tecla (quando temos que apertar muito para o vidro funcionar) ou um fio partido dentro do forro da porta. É um serviço de procura, onde o resultado pode ser uma boa economia.
Fonte: Mãos ao Auto